O que a Bíblia diz sobre falar com mortos?
Devemos nos comunicar com mortos? O que a palavra de Deus diz?

Por Bíblia
01/07/2023 07h57

A Bíblia proíbe explicitamente a prática de orar aos mortos. Deuteronômio 18:11 nos adverte que aqueles que "consultam os mortos" são considerados uma "abominação ao SENHOR". Um exemplo disso é a história de Saul, que consultou uma médium na tentativa de invocar o espírito do falecido Samuel, resultando em consequências graves para ele (1 Samuel 28:1-25; 1 Crônicas 10:13-14). Deus claramente declara que tais ações não devem ser realizadas.

É importante considerar as características de Deus. Ele é onipresente - está presente em todos os lugares simultaneamente - e pode ouvir todas as orações do mundo (Salmo 139:7-12). Por outro lado, os seres humanos não possuem essa capacidade. Além disso, somente Deus tem o poder de responder às orações. Ele é onipotente - todo-poderoso (Apocalipse 19:6). Certamente, esse é um atributo que um ser humano, vivo ou morto, não possui. Por fim, Deus é onisciente, ou seja, Ele sabe de tudo (Salmo 147:4-5). Antes mesmo de orarmos, Deus conhece as nossas verdadeiras necessidades melhor do que nós mesmos. Ele não apenas as conhece, mas também responde às nossas orações de acordo com a Sua vontade perfeita.

Portanto, para que uma pessoa morta receba orações, ela teria que ser capaz de ouvir a oração, ter o poder de respondê-la e fazê-lo de uma maneira que seja melhor para aquele que está orando. Somente Deus ouve e responde às orações devido à sua essência perfeita e ao que alguns teólogos chamam de "imanência" - a qualidade de Deus que o leva a se envolver diretamente com os assuntos da humanidade (1 Timóteo 6:14-15), o que inclui responder às orações.

Mesmo após a morte, Deus ainda está envolvido com a pessoa falecida e seu destino. Hebreus 9:27 afirma: "... e, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo". Se uma pessoa morre em Cristo, ela vai para o céu para estar na presença do Senhor (2 Coríntios 5:1-9, especialmente o versículo 8). Por outro lado, se alguém morre em seu pecado, vai para o inferno e, eventualmente, todos no inferno serão lançados no lago de fogo (Apocalipse 20:14-15).

Uma pessoa que está agonizando não será capaz de ouvir ou responder a uma oração, assim como uma pessoa que está desfrutando da felicidade celestial com Deus também não será capaz. Se orarmos a alguém que está em tormento eterno, devemos esperar que ele seja capaz de ouvir e responder às nossas orações? Da mesma forma, uma pessoa no céu estaria preocupada com os problemas temporais da Terra? Deus providenciou Seu Filho, Jesus Cristo, para ser o mediador entre Deus e os seres humanos (1 Timóteo 2:5).

Tendo Jesus Cristo como nosso mediador, temos acesso a Deus por meio dele. Portanto, não há razão para nos aproximarmos de Deus por intermédio de um indivíduo falecido e pecador, especialmente considerando que isso poderia provocar a ira divina.

menu
menu